Dottry :: Padres Doutrinários :: Província Brasileira

A Congregação dos Padres da Doutrina Cristã surgiu para dar continuidade à obra do Pe. César de Bus (1544-1607), homem guiado pelo Espírito Santo e comprometido com a causa de Jesus Cristo, que viveu no sul da França em um período da história marcado pela grande miséria e ignorância religiosa do povo.

Falecimento do Pe. Luis Mosconi
15/04/2014

    Na tarde de sábado, do dia 12 de abril de 2014, às 16:00 horas, na cidade de Catanduva – SP, faleceu o Pe. Luis Mosconi, Religioso Doutrinário.

    Nascido em Napoli (Itália), no dia 15 de setembro de 1930, Pe. Luis era filho de Ernesto Mosconi e Clotilde Arlone. Ingressou no Seminário dos Padres Doutrinários, na cidade de San Damiano d´Asti (Itália), no dia 15 de setembro de 1944. Nesta cidade fez o Noviciado, que iniciou no dia 30 de novembro de 1945 e também emitiu a Profissão Temporária no dia 17 de outubro de 1947. A Profissão Perpétua emitiu no dia 16 de setembro de 1951, na cidade de Saluzzo (Itália).

    Pe. Luis realizou os estudos de Ensino fundamental, na cidade de Adorno Moca – Milão (Itália), de Ensino Médio, na cidade de San Damiano D´Asti; e os cursos de Filosofia e Teologia, na cidade de Saluzzo. Foi ordenado sacerdote no dia 29 de junho de 1954, também em Saluzzo, por Dom Egídio Aluisio Lanzo.

    Chegando ao Brasil no dia 22 de setembro de 1959, Pe. Luis iniciou seu trabalho na cidade de Guaíra, onde permaneceu como Vigário Paroquial da Paróquia São Sebastião até 1965. De 1966 até 1976 foi Delegado do Superior Geral. Em 1977 foi Superior do Seminário e Vigário Paroquial da Paróquia São Pedro Apóstolo, na cidade de Itá – SC, Diocese de Chapecó. Entre os anos de 1979 e 1980 foi Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Itanhaém – SP, Diocese de Santos. Em 1981 fez uma experiência missionária na Paróquia Senhor Bom Jesus da Redenção, na cidade de Itapejara do Oeste, PR, Diocese de Palmas. Depois trabalhou na Paróquia São Benedito, na cidade de Paraiso – SP, e na Paróquia Santuário N. Sra Aparecida, em Catanduva, Diocese de São José do Rio Preto, na época e hoje Diocese de Catanduva. Ainda, trabalhou na Paróquia São Joaquim, em São Joaquim da Barra – SP, Diocese de Franca. Entre os anos de 1986 a 1988 foi Superior do Seminário Nossa Senhora de Fátima, em São Paulo. De 2003 até 2005 foi Vigário Paroquial na Paróquia São Francisco de Sales, em São Paulo - SP, Região Episcopal Ipiranga, Arquidiocese de São Paulo. Desde agosto de 2006 estava como Vigário Paroquial das Paróquias São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Guaíra, Diocese de Barretos.

    Uma leiga da cidade de Guaíra, Sra. Rita Virgínia Carvalho, no seu comentário inicial da missa de corpo presente do Pe. Luis resumiu em algumas características o que ele representava para o Povo de Deus daquela cidade: Padre de homilias de grande espiritualidade e sabedoria, com lições de vida e para a vida; Confessor pleno e iluminado; Dono de uma disponibilidade missionária, sem ostentação, apenas a fé e o serviço; Cativava as pessoas nas pequenas coisas; de “pontualidade britânica”, mas generoso, alegre e com senso de humor; Com idade avançada e saúde fragilizada que não lhe tiravam a energia para a vida em Cristo.

    Pe. Luis era o último missionário italiano Religioso Doutrinário vivo no Brasil. Agradecemos a Deus pelo dom da vida do Pe. Luis e dos demais missionários italianos Religiosos Doutrinários por semearem aqui o carisma do nosso Fundador desde 1947. Que a vida do Pe. Luis nos inspire para continuarmos servindo a Igreja de Jesus Cristo com todo empenho e amor. Que junto ao Bem-aventurado César de Bus, o Pe. Luis interceda pelo bem de todos nós.
 
www.padresdoutrinarios.com.br
PADRES DOUTRINÁRIOS - PROVÍNCIA BRASILEIRA
Criação de Sites Mixd Internet