Dottry :: Padres Doutrinários :: Província Brasileira

A Congregação dos Padres da Doutrina Cristã surgiu para dar continuidade à obra do Pe. César de Bus (1544-1607), homem guiado pelo Espírito Santo e comprometido com a causa de Jesus Cristo, que viveu no sul da França em um período da história marcado pela grande miséria e ignorância religiosa do povo.

Quaresma, CF/2012 e I.V.C.ja!
01/03/2012

    Mais uma vez é quaresma e de novo somos convocados a assumir atitudes de conversão! Para alguns, basta pensar um pouquinho em um ou outro pecado que tenha cometido, talvez no carnaval, e pedir perdão disso; para outros é hora de se dedicar mais piamente a algum tipo de devoção ou “sacrifícios” de renúncia a alguma coisa boa e gostosa. Para o cristão adulto, no entanto, é hora de confrontar seriamente sua vida, suas escolhas e verificar se estão ou não em sintonia com as atitudes e propostas de Jesus Cristo que espera de seus discípulos aquela doação capaz de levar vida verdadeira a todos.

    É justamente pensando nesses cristãos adultos na fé que a Igreja no Brasil, todo ano, durante a Quaresma, propõe um tema da atualidade para questionar nossa atitude cristã e incentivar atitudes concretas em favor da vida através da Campanha da Fraternidade (CF). Para este ano o tema proposto, de fundamental importância, é “Fraternidade e Saúde Pública” e o lema, inspirado na Bíblia, é: “Que a saúde se difunda sobre a terra (cf. Eclo 38,8)”.

    O Texto Base da Campanha da Fraternidade desse ano apresenta várias problemáticas que destroem ou impedem a plena saúde das pessoas; mostra também as muitas ações da Igreja e do Poder Público para prevenir, solucionar ou amenizar os mais variados males ou doenças que podem afetar as pessoas. Dentre as muitas questões apresentadas neste documento, evidencio somente algumas que estão diretamente ligadas ao nosso compromisso evangelizador: estamos vivenciando uma preocupante diminuição na porcentagem do número de crianças e jovens e um considerável aumento no número de pessoas idosas; dentre as muitas ações da Igreja no campo da saúde, merecem especial destaque todo o trabalho da Pastoral da Criança, Pastoral da Pessoa Idosa e, logicamente, da Pastoral da Saúde; muito questionador e urgente é a necessidade de conscientizar as pessoas a participarem de modo eficaz nos Conselhos e Conferências de Saúde, enquanto espaços democráticos para se poder avançar na melhoria dos serviços públicos.

    Os trabalhos nas Pastorais, nos Conselhos e Conferências são voluntários e para não serem realizados somente na base da boa-vontade, exigem uma adequada capacitação, fruto de uma formação evangelizadora, que suscite cristãos conscientes de seu dever de trabalhar sempre em favor da vida. Somente assim iremos dar o melhor de nós mesmos e não mediremos esforços para nos preparar sempre mais para realizar essas tarefas, com verdadeiro espírito de doação e serviço gratuito.

    Durante a Semana Catequética para Evangelizadores (SCE) evidenciamos, principalmente no 3º Encontro, que nossas Paróquias precisam passar de Comunidades com Igrejas cheias, para verdadeiras Comunidades Adultas, com adultos maduros na fé e, por isso mesmo, cada vez mais conscientes de sua identidade cristã e compromisso com a vida plena de todas as pessoas amadas por Deus. Esse sonho se tornará realidade na medida em que trabalharmos com garra na implantação de um produtivo processo de Iniciação à Vida Cristã, principalmente de nossos jovens e adultos (I.V.C.ja!). E para isso acontecer, todos os integrantes de nossas Comunidades vão ter que acordar para sua vocação batismal de evangelizadores.


    Reflexão e aprofundamento: Já tomei conhecimento dos objetivos da CF/2012 sobre a Fraternidade e Saúde Pública? Percebo na minha Comunidade algum tipo de trabalho nessa direção? Como fazer para que nas nossas Comunidades tenham mais pessoas dispostas a se doarem nesses trabalhos voluntários em vista da vida digna?
 
Fonte: Pe. Luís Gonzaga Bolinelli
 
www.padresdoutrinarios.com.br
PADRES DOUTRINÁRIOS - PROVÍNCIA BRASILEIRA
Criação de Sites Mixd Internet