Dottry :: Padres Doutrinários :: Província Brasileira

A Congregação dos Padres da Doutrina Cristã surgiu para dar continuidade à obra do Pe. César de Bus (1544-1607), homem guiado pelo Espírito Santo e comprometido com a causa de Jesus Cristo, que viveu no sul da França em um período da história marcado pela grande miséria e ignorância religiosa do povo.

Projeto I.V.C.ja!
01/02/2012

    A Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Santos vem sentindo a necessidade de fazer acontecer efetivamente em nosso meio o tão necessário processo de Iniciação à Vida Cristã. E como não podemos realizá-lo sozinhos, já há algum tempo estamos procurando divulgar e sensibilizar as mais diversas realidades evangelizadoras de nossas comunidades para compreendê-lo e ter condições, cada uma, de realizar a sua parte.

    Os nossos Bispos, nas últimas Diretrizes Gerais para a Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2011-2015 (DGAE), falam da urgência com a qual a Igreja deve assumir, como um todo, sua necessidade de ser a Casa dessa Iniciação. Em todo o caso, uma grande dificuldade que estamos tendo é que normalmente as pessoas ainda estão entendendo que esse é um assunto que interessa somente aos catequistas que trabalham com crianças. Para quem pensa assim, basta simplesmente trocar o nome de “catequese” para “iniciação à vida cristã” e dar uma “melhoradinha” nos encontros catequéticos, e tudo já está resolvido...

    Quando será que vamos acordar para ver de frente que o nosso maior problema não são as crianças, mas sim os jovens e adultos que cada vez mais estão ausentes de nossas comunidades?

    Com o “Projeto de Iniciação à Vida Cristã de Jovens e Adultos – I.V.C.ja!”, queremos ampliar nossa reflexão e vislumbrar propostas mais concretas que permitam nossa Igreja de Santos a assumir de verdade o desafio de evangelizar os jovens e adultos de hoje. Mais do que inventar novidades, esse projeto quer conseguir envolver sempre mais pessoas para juntos realizarmos o desafiante trabalho evangelizador na realidade atual tão marcada pelo pluralismo e indiferentismo religioso.

    Assim como no ano passado tivemos a oportunidade de enfrentar esse tema juntamente com a Comissão para a Animação Missionária, nesse ano, num primeiro momento, estamos trabalhando juntos com a Comissão para o Laicato, principalmente na elaboração e realização do primeiro passo desse projeto que é a Semana Catequética para Evangelizadores. Precisa ficar claro que a Iniciação à Vida Cristã é uma urgência a ser assumida por todas as forças vivas da Igreja e não somente pela catequese! Por isso o material elaborado está direcionado a todas as pessoas que, de uma forma ou outra, realiza um trabalho evangelizador nas Comunidades, Pastorais, Movimentos e Associações.

    Os próximos passos do Projeto I.V.C.ja! prevêem mais alguns momentos de formação onde se quer dar algumas pistas concretas, principalmente, sobre o trabalho com adultos. Nosso desejo é que, depois desses necessários estudos, seja realizada uma Assembleia Diocesana que estabeleça de forma concreta como será assumido, quem sabe a partir de 2013, um verdadeiro e envolvente processo de Iniciação à Vida Cristã de nossos jovens e adultos.

    Em nome das duas Comissões, convido todos a participarem, de acordo com a programação de suas Paróquias, desse primeiro passo do Projeto I.V.C.ja!, que é a Semana Catequética para Evangelizadores. O futuro de nossa Igreja depende do modo como você está vivendo seu compromisso evangelizador assumido no Batismo!


    Reflexão e aprofundamento: O que entendo por processo de Iniciação à Vida Cristã? Vejo a proposta do Projeto I.V.C.ja! como sendo necessária para a nossa Diocese? O que eu tenho a ver com isso? Já me informei sobre a data e o local da Semana Catequética para Evangelizadores em minha paróquia para que eu possa participar ativamente?
 
Fonte: Pe. Luís Gonzaga Bolinelli
 
www.padresdoutrinarios.com.br
PADRES DOUTRINÁRIOS - PROVÍNCIA BRASILEIRA
Criação de Sites Mixd Internet