Dottry :: Padres Doutrinários :: Província Brasileira

A Congregação dos Padres da Doutrina Cristã surgiu para dar continuidade à obra do Pe. César de Bus (1544-1607), homem guiado pelo Espírito Santo e comprometido com a causa de Jesus Cristo, que viveu no sul da França em um período da história marcado pela grande miséria e ignorância religiosa do povo.

2012 – Ano da Nova Evangelização
01/01/2012

    Para todos os que estão diretamente ligados à missão evangelizadora, este ano de 2012 se apresenta com várias propostas interessantes nessa área. Mas isso não é por acaso. Na realidade, no próximo mês de outubro a Igreja vai comemorar o jubileu de ouro do início de um evento que mexeu profundamente e fez a necessária atualização de todo o modo de ser e agir da Igreja: o Concílio Vaticano II.

    Foram muitos os avanços e conquistas alcançadas a partir desse grande encontro do Papa com os Bispos do mundo inteiro e que possibilitou a Igreja a ter condições de dialogar e ser significativa na realidade dos dias de hoje. Por exemplo, quem é um pouquinho mais avançado em idade se lembra da época em que a missa era rezada em latim, com o padre de frente para um altar que ficava grudado na parede; ou mesmo da dificuldade que era o povo ter acesso à Bíblia, que parecia ser um livro proibido... O importante era saber a doutrina!

    É muita coisa boa para ser relembrada, conhecida e atualizada. Um pequeno artigo não dá conta disso, aliás, nem mesmo um livro ou um até um simples Congresso. Por isso estão previstos dois grandes eventos que vão mexer com a Igreja no mundo inteiro e que terão seu início em outubro de 2012, coincidindo, portanto, com as comemorações dos 50 anos de abertura do Concílio: a XIII Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos e o início do Ano da Fé.

    O Sínodo acontecerá em Roma durante o mês de outubro e contará com a presença de Bispos representantes de todos os países, além de alguns convidados diretamente ligados ao tema e irá refletir sobre “A Nova Evangelização para a transmissão da Fé Cristã”. O próprio documento que prepara o Sínodo explica o porquê deste tema: “Desde o Concílio Vaticano II até hoje, a nova evangelização se propôs, sempre com maior lucidez, como o instrumento graças ao qual confrontar-se com os desafios de um mundo em acelerada transformação e como a via para viver, hoje, o dom de ser reunidos pelo Espírito Santo para fazer a experiência do Deus que é nosso Pai, testemunhando e anunciando a todos a Boa Nova - o Evangelho - de Jesus Cristo”.

    Já o Ano da Fé quer envolver todos os cristãos e deverá se estender até a festa de Cristo Rei de 2013. Para o Papa Bento XVI, o Ano da Fé “será uma ocasião propícia para introduzir o complexo eclesial inteiro num tempo de particular reflexão e redescoberta da fé”. Isto é, será um tempo de grande incentivo para que todas as comunidades reforcem a própria formação cristã, ao mesmo tempo em que se dediquem a um efetivo trabalho de evangelização, principalmente fazendo acontecer a tão necessária Iniciação à Vida Cristã dos jovens e adultos dos dias de hoje.

    A Semana Catequética para Evangelizadores, que estamos propondo para esse ano, já foi pensada tendo presente esta urgente necessidade da Igreja de se dedicar de maneira eficaz na formação de seus agentes em vista da realização da Nova Evangelização.


    Reflexão e aprofundamento: O que entendo por Nova Evangelização? Vejo a proposta da realização de um Ano da Fé como sendo necessária nos dias de hoje? Já me informei sobre a data e o local da Semana Catequética para Evangelizadores em minha paróquia para que eu possa participar ativamente?
 
Fonte: Pe. Luís Gonzaga Bolinelli
 
www.padresdoutrinarios.com.br
PADRES DOUTRINÁRIOS - PROVÍNCIA BRASILEIRA
Criação de Sites Mixd Internet