Dottry :: Padres Doutrinários :: Província Brasileira

A Congregação dos Padres da Doutrina Cristã surgiu para dar continuidade à obra do Pe. César de Bus (1544-1607), homem guiado pelo Espírito Santo e comprometido com a causa de Jesus Cristo, que viveu no sul da França em um período da história marcado pela grande miséria e ignorância religiosa do povo.

Brasão da Congregação

 Brasão da Congregação
        O Brasão da Congregação dos Padres da Doutrina Cristã é composto por vários elementos bem integrados entre si e que de alguma forma evocam a espiritualidade do seu Fundador, o Bem-aventurado César de Bus, e a sua missão. Sua origem remonta ao início do século XVIII, somente após a Congregação ter sido reconhecida oficialmente pelo Rei da França.

        Ao colocar em evidência os sinais que salvam a humanidade, o Brasão nos lembra a particular devoção à Paixão de Jesus por parte do Bem-aventurado César.

         Em destaque estão os sinais de morte: a cruz de Jesus Cristo; a lança do soldado que feriu Jesus já morto; o caniço com a esponja de vinagre que se oferecia aos condenados à morte de cruz; a coroa real, porque Jesus foi crucificado como Rei dos Judeus; e o Calvário, local do sacrifício de Jesus, simbolizado pelos traços na base da cruz.

         Também estão presentes os sinais de vida: as palmas que significam a vitória de Jesus, e a própria coroa real que significa também a Ressurreição.

         A frase latina “In Doctrinis Glorificate Dominun” é um versículo tirado do livro do Profeta Isaías, na tradução latina da Bíblia, chamada “Vulgata”, em uso na liturgia católica até 1865. Significa “Glorificai o Senhor com a Doutrina” e resume a missão de César de Bus e de sua Congregação: Dar glória a Deus, anunciando a Palavra que salva aos pequenos e pobres.

         Podemos dizer que o Brasão da Congregação dos Padres da Doutrina Cristã resume e representa visivelmente dois importantes aspectos do seu Carisma: a vida interior e o seguimento de Jesus Cristo (indicados pelos instrumentos da Paixão) e a missão catequética (indicada pela frase).


Logo da Província Brasileira
Logo da Província

        “Tua Palavra é lâmpada para os meus pés, e luz para o meu caminho” (Sl 118/119, 105).

        Esta frase do salmista, retomada por César de Bus no dia da Fundação da Congregação dos Padres da Doutrina Cristã, revela tanto a espiritualidade que permeava sua vida, como a base sobre a qual estava nascendo esta Congregação.

                Sabemos que a Palavra de Deus (livro aberto em primeiro plano) deve ser sempre lida e interpretada a partir da Tradição da Igreja e, ao mesmo tempo, ela orienta toda a doutrina a ser produzida (livro fechado sob a cruz). É da Palavra de Deus que brota a verdadeira luz, a do conhecimento do verdadeiro Deus, que nos salvou em Jesus Cristo e que nos inunda com seu Espírito, para que possamos chegar ao novo céu e à nova terra (cf. Ap 21, 1, sol ao fundo).

        Um dos grandes objetivos da Catequese é levar o catequizando a ser discípulo de Jesus Cristo. Por isso mesmo, é importante lembrar as condições que Ele mesmo colocou: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz, e me siga” (Mt 16, 24). César de Bus entendeu esta proposta e fez da cruz a motivação do seu crescimento na fé, até mesmo no auge de sua cegueira: “Que meus olhos sejam sem luz..., que minha vida seja repleta de dores..., na tua Cruz acharei alegria, tua Cruz será para mim fonte de luz...” (a cruz central e seu reflexo voltado para o novo sol).

        Desde 1947, a Congregação está presente no Brasil para realizar sua missão de levar a todos a proposta de Jesus (os arcos invertidos, com as cores verde, amarelo e azul em um fundo branco, que, com a cruz ao centro, evoca um dos símbolos católicos do Brasil, a Catedral de Brasília).

        Transmitir a Doutrina Cristã, isto é, fazer Catequese segundo as orientações da Igreja no Brasil, hoje, é a grande missão do Doutrinário (os arcos invertidos também estilizam as letras D e C, que são as siglas da Congregação).






www.padresdoutrinarios.com.br
PADRES DOUTRINÁRIOS - PROVÍNCIA BRASILEIRA
Criação de Sites Mixd Internet